População adere aos pontos provisórios de descarte, mas Prefeitura alerta sobre despejo irregular de resíduos

26 de março de 2025 às 09:14

Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia reforça que pontos são destinados a pequenos geradores e que  o descarte fora das regras pode resultar em multa

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), constatou uma grande adesão da população goianiense aos pontos provisórios de descarte de resíduos inorgânicos nos primeiros quatro dias de instalação. No entanto, alerta para o descarte irregular de materiais não permitidos nesses locais, o que pode acarretar multas para os responsáveis.

“A fiscalização está atenta, e o cidadão flagrado descartando materiais proibidos, como pneus e resíduos orgânicos, será autuado por infração ambiental, com multa a partir de R$ 5 mil”, explica a presidente da Amma, Zilma Peixoto. Ela reforça que os pontos provisórios são voltados exclusivamente para pequenos geradores de resíduos.

Os materiais permitidos, conforme indicado nas placas instaladas nos locais, incluem entulhos, recicláveis, madeiras e móveis. O volume autorizado é de 2 m³ por pessoa, por dia , equivalente a uma carretinha ou caçamba de veículo utilitário pequeno. “O descarte de resíduos orgânicos é proibido, assim como os pneus, que podem acumular água da chuva e causar transtornos para toda a população”, observa Zilma.

Além do descarte irregular, outro problema identificado nos primeiros dias de funcionamento foi o vandalismo de algumas placas, que já foram ou estão sendo substituídas pela Amma. “Os pontos foram escolhidos em áreas onde já havia grande quantidade de descarte irregular de resíduos. A iniciativa representa uma melhoria para os moradores dessas regiões, pois agora esses locais passam a integrar a rota da coleta, garantindo mais limpeza e saúde para a população”, afirmou o presidente da Amma. “No entanto, para que isso funcione, é fundamental a colaboração da comunidade, respeitando as regras e preservando o património público”, acrescenta, lembrando que a legislação prevê multa e até detenção para atos de depredação.

Confira os novos pontos temporários de descarte de resíduos:

Fotos: Amma